De onde vem esse tal de Halloween?
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve".
"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região. Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf". Há pontos em comum entre este festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.
Mas o que de fato signifaca essa celebração?
É uma forma de recordar a festa dos povos celtas da Irlanda, Reino Unido e norte da França que festejavam o fim da colheita de verão e o início do Ano Novo. O nome Samhain, que mais tarde se tornaria Halloween, também era conhecido como Dia das Almas, em que acontecia o encontro do mundo espiritual e material.
Por volta do século 19, a celebração chegou aos Estados Unidos após a imigração dos irlandeses. O hábito foi incorporado à cultura americana que, baseados na tradição irlandesa e inglesa, começaram a usar fantasias e ir às casas para pedir comida ou dinheiro.
O que esta data pode nos propiciar?
Nesta data, o véu entre os dois mundos (espiritual e material) se torna mais fino. As almas dos nossos ancestrais podem passear livremente pela terra e nos ouvir, o que favorece às adivinhações e consultas aos oráculos.
É a data para nos lembrarmos, honrarmos e agradecermos aos ancestrais, assim como para fazermos pedidos, tanto para atrairmos o que queremos quanto para banirmos o que não queremos mais.
Esta data marca o fim de um ciclo e o início de um outro. É o recomeço, uma nova oportunidade.
O que podemos usar neste dia?
- As cores aconselháveis para usarmos neste dia são o preto e o laranja.
- Ervas que podem ser espalhadas em alguns lugares da casa: louro, mirra, alecrim e sálvia.
- Cristais que podem ser usados: ônix, hematita, cornalina laranja ou turmalina negra.
- Um raminho de arruda é excelente para afastar energias negativas.
Magia do dia:
Separe fitas, que tenham a sua altura, e trance-as enquanto faz os seus pedidos. Depois de trançá-las, faça uma prece pedindo renovação para sua vida e banimento de tudo que te faz mal e não te cabe mais, que te seja dada a oportunidade de um novo recomeço. Mas sobretudo, não deixe de agradecer por todo aprendizado e pela vida.
Coloque a trança num lugar que você possa sempre ver e lembrar dos seus desejos.
As cores das fitas e o que representam::
Amarelo – finanças
Azul – espiritualidade
Branco – paz
Laranja – energia
Marrom – justiça
Preto – banimento
Rosa – amor
Roxo – magia
Verde – saúde
Vermelho - coragem